quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Genesis: De onde vimos nós?!

«Estar vivo é urdir uma história
desde um início, de que nos lembramos,
até um final, de que não sabemos nada...»

É assim que começa o filme Genesis, que acabei de ver à uns minutos atrás com a Rita, a Anabela e o Gonçalo. Confesso que se não fosse o desafio deles, provavelmente este filme iria passar-me ao lado... dou graças aos coleguinhas DAQianos!!

Excluindo a parte da cobra a "engulir" um ovo com o dobro do tamanho da boca dela e a cuspir a casca a seguir, que nos provocou um misto de náuseas com riso histérico colectivo ... o filme está mesmo uma delícia! ;)


«Depois do sucesso internacional de "Microcosmos", os realizadores Claude Nuridsany e Marie Pérennou regressam com "Génesis", um belíssimo documentário sobre a criação do universo.

Se no seu primeiro filme deram a conhecer o mundo dos insectos, adoptando para esse efeito um novo estilo de documentário, mais poético do que centrado no factual, desta vez assumiram um repto ainda mais ousado: em oitenta minutos retratar o nascimento da vida. Depois de seis anos de trabalho árduo, o filme chega finalmente às salas.

O narrador é um griot africano que conta, em jeito de fábula, a história da criação do mundo, desde o nascimento do universo e das estrelas aos inícios vulcânicos, revelando a aparição dos primeiros sinais de vida até à conquista da terra.

Esta odisseia, que se baseia na visão científica da criação do universo, permite ainda falar do tempo, do nascimento, do amor e da morte.Os animais, principais intérpretes desta génese encantadora, moderna e intemporal, surgem aqui captados em imagens minuciosamente detalhadas e de rara beleza. Tudo isto recorrendo apenas a truques artesanais, executados com mestria, e sem qualquer efeito digital.Esta é também uma oportunidade única para viajar por algumas das paisagens naturais mais fascinantes do planeta azul, como por exemplo as Galápagos, Madagáscar ou a Islândia, e de captar o que dificilmente conseguiríamos ver por nós próprios.» in "http://www.estreia.online.pt/"

Sem comentários: