domingo, 27 de março de 2011

XI Feira de Doçaria Conventual de Portalegre

No próximo fim de semana, dias 1, 2 e 3 de Abril, vai acontecer em Portalegre a XI Feira de Doçaria Conventual de Portalegre.

«Espere encontrar Fartes e leite serafim, manjar branco e lampreia de ovos, barrigas de freira e queijinhos do céu e rebuçados de ovo, entre muitos outros doces. A organização garante que aqui vai encontrar a doçaria assente nas receitas mais antigas e respeitando um saber fazer que passou de geração em geração. Vão estar presentes doces e doceiros de todos os pontos do país e do estrangeiro.


O horário é o seguinte:
Dia 01 de Abril, Sexta-feira– das 18h00 às 22h00
Dia 02 de Abril, Sábado – das 11h00 às 23h00
Dia 03 de Abril, Domingo – das 11h00 às 20h00

A entrada custa 1 euro. A organização pertence à Câmara Municipal de Portalegre. O local é o Convento de Santa Clara, local onde em tempos se faziam doces conventuais.

Em simultâneo vai haver animação: os principais grupos musicais e culturais da cidade irão animar esta festa. A banda de Alegrete, a Escola de Artes do Norte Alentejano e o Orfeão vão criar momentos de animação. Vão haver ainda uma livraria, com obras dedicadas a receitas culinárias de Doçaria. Não faltará ainda o Concurso “O melhor doce Conventual”, a eleger por um júri.

O visitante poderá ainda assistir a Demonstrações ao vivo de Doçaria, realizadas por alunos e Formadores da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Irão existir ainda Laboratórios de Gosto, provas orientadas e comentadas para ficar a saber tudo sobre os doces presentes na feira.

Do cardápio consta ainda a exposição “ A Arte de bem iluminar: do Azeite ao LED” e um espaço para relaxar enquanto aprecia a doçaria conventual. Aqui encontra as bebidas ideais para combinar com os doces conventuais.

Finalmente, há ainda um atelier Infantil “Mãos na Massa”, que vai ensinar as crianças a fazer os doces conventuais.» (Fonte)

D-o-ç-a-r-i-a   C-o-n-v-e-n-t-u-a-l ... Irresistível!! ;)

Sem comentários: