sexta-feira, 11 de abril de 2008

A importância de um Abraço! :)


«Hoje abracei um amigo, que estava bastante irritado com determinado assunto, tentando chamá-lo à razão. A sua ira nada tinha a ver comigo e a minha conversa com ele foi apenas uma tentativa de o forçar a olhar para o sítio certo, que era, sem mais nem menos o seu próprio coração.

Não sei se consegui convence-lo a esquecer um pouco a sua ira e a alterar a sua posição num assunto puramente familiar.

Ao principio, sabia-o algo renitente em falar do assunto e então o que fiz foi abraça-lo e falar-lhe em como a vida é tão curta e há coisas que realmente não merecem a importância que por vezes se lhe dá, esquecendo-nos de outras bem mais importantes. Como por exemplo a união familiar.

E pelo menos esse meu amigo ouviu-me e prometeu-me pensar com calma no assunto.

E eu, só porque fiz esta tentativa, fiquei feliz, imaginem.

Também comprovei, mais uma vez, que a proximidade e o toque dos corpos evita muitos conflitos.

Aprendi isto, num curso de gestão de recursos humanos, há já algum tempo. O monitor, professor catedrático em psicologia e filosofia, provou-nos, através de vários exercícios, que quando mais há proximidade física entre duas pessoas, mais difícil é a qualquer delas ser violenta ou agressiva com as outras.

Se segurarem as mãos de uma pessoa e a tentarem insultar, vão ver que não o conseguem fazer com convicção, mesmo que só por experiência. O sentir fisicamente a pessoa dificulta muito qualquer tipo de violência verbal.

Se não acreditam façam uma experiência.

Quando hoje abracei o meu amigo, fi-lo, naturalmente, pela sincera amizade que lhe tenho, mas também porque sabia, que ao abraça-lo estava certamente a abafar um pouco a sua zanga e a criar condições para lhe falar num assunto, para ele, desagradável. E consegui fazê-lo sem qualquer reacção negativa da sua parte. Pelo que, só por isso, valeu bem a pena o abraço.»

Sem comentários: