segunda-feira, 31 de julho de 2006

sexta-feira, 28 de julho de 2006

Serenidade by Hermann Hesse

«A serenidade não é feita nem de troça nem de narcisismo, é conhecimento supremo e amor, afirmação da realidade, atenção desperta junto à borda dos grandes fundos e de todos os abismos; é uma virtude dos santos e dos cavaleiros, é indestrutível e cresce com a idade e a aproximação da morte. É o segredo da beleza e a verdadeira substância de toda a arte.

O poeta que celebra, na dança dos seus versos, as magnificências e os terrores da vida, o músico que lhes dá os tons de duma pura presença, trazem-nos a luz; aumentam a alegria e a clareza sobre a Terra, mesmo se primeiro nos fazem passar por lágrimas e emoções dolorosas. Talvez o poeta cujos versos nos encantam tenha sido um triste solitário, e o músico um sonhador melancólico: isso não impede que as suas obras participem da serenidade dos deuses e das estrelas. O que eles nos dão, não são mais as suas trevas, a sua dor ou o seu medo, é uma gota de luz pura, de eterna serenidade. Mesmo quando povos inteiros, línguas inteiras, procuram explorar as profundezas cósmicas em mitos, cosmogonias, religiões, o último e supremo termo que poderão atingir é essa serenidade.»

in "O Jogo das Contas de Vidro"

quinta-feira, 27 de julho de 2006

Estado de espírito


Mas feliz e, principalmente, sem medo :)

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Nove meses depois ... o reencontro


Com o coração apertadinho, caminhei decidida ao teu encontro... a conversa acabou por deixar a descoberto dois novos eu's e prolongooooouuuu-se sem vontade de acabar...

Estamos tão diferentes... crescemos... :)

O brilho no olhar está mais puro, mais leve... parece que tem um novo toque de magia...

terça-feira, 25 de julho de 2006

Aos Amigos!

Loucos e Santos

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero o meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho os meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Os meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde


Roubado à K., cuja presença tem sp o dom de me encher de alegria! ;)


segunda-feira, 24 de julho de 2006

Festival Músicas do Mundo em Sines

No próximo fim de semana vou rumar a sul, em direcção a Sines, para me deixar envolver pelos ritmos das músicas do mundo!
É um ir para "fora" cá dentro, embalada pela diversidade de sons e de maneiras de estar: viva a diferença! :)

«A grande festa das músicas do mundo em Portugal volta a acontecer, em Julho, no concelho de Sines. O programa de concertos está este ano concentrado entre os dias 21 e 29 de Julho. De 21 a 25 há música todos os dias no palco reforçado de Porto Covo, e entre 26 e 29 decorre o programa musical intensivo na cidade, com concertos na Avenida da Praia e no Castelo. As iniciativas paralelas, maioritariamente realizadas no novo Centro de Artes, começaram dia 1 de Julho.»


PROGRAMA

Sexta, 28
NURU KANE & BAYEFALL GNAWA Senegal 19h00 (Avenida da Praia)
Como comprova o disco “Sigil”, lançado em 2006, Nuru Kane é das maiores descobertas da música africana dos últimos anos. Mais acústico e meditativo do que é comum na música do seu Senegal, Nuru tem os ouvidos nos blues do Mali e no hipnotismo “gnawa”, música criada por antigos escravos negros levados para Marrocos.

THE BAD PLUS Estados Unidos 21h30 (Castelo)
Famosos pela forma enérgica de tocar e pelos seus “covers” de bandas como Nirvana ou Aphex Twin, os americanos The Bad Plus são um dos grupos que mais está a contribuir para a revitalização do jazz contemporâneo. Apenas com um piano, uma bateria e um contrabaixo, o trio prova que grande música e música irreverente não são incompatíveis.

TRILOK GURTU & THE MISRA BROTHERS Índia 23h00 (Castelo)
Cinco vezes eleito o melhor percussionista do planeta pela revista “Downbeat”, Trilok Gurtu é uma das estrelas mais brilhantes da world music. Conhecido pelas suas experiências de fusão dos mais diferentes ritmos do mundo, Trilok regressa em 2006 à tradição indiana, apoiado pelos extraordinários cantores Rajan e Sajan Misra.

THOMAS MAPFUMO & THE BLACKS UNLIMITED Zimbabué 00h30 (Castelo)
Exilado nos EUA, Thomas Mapfumo é a grande figura moral da música do Zimbabué, capaz de denunciar tanto o governo branco da Rodésia quanto o regime de Robert Mugabe. Inscrita nas tradições do povo shona, no jazz e noutras expressões pop africanas, a sua música doce lembra o reggae pela forma como envolve corpo e mente.

TONY ALLEN Nigéria 02h30 (Avenida da Praia)
Companheiro de Fela Kuti na invenção do afrobeat, o nigeriano Tony Allen foi considerado por Brian Eno o maior baterista do mundo dos últimos 50 anos. Estilista admirável e um excelente compositor, tem sido responsável, nas últimas décadas, pela abertura do Afrobeat a novas músicas, como o dub, a electrónica e o hip-hop.


Sábado, 29
MARIEM HASSAN Sahara Ocidental 19h00 (Avenida da Praia)
O último dia do FMM é aberto pela voz comovente da nação saharauí. Exilada, primeiro na Argélia e depois na Espanha, como milhares de compatriotas, Mariem Hassan canta, com a secura e profundidade dos blues do deserto, o amor, Deus, mas sobretudo a esperança de um dia voltar ao Sahara Ocidental como país independente.

VÄRTTINÄ Finlândia 21h30 (Castelo)
Com as melhores vozes femininas da folk escandinava, Värttinä é um dos projectos mais duradouros e bem sucedidos da música europeia de raiz tradicional. Co-autores da versão musical do “Senhor do Anéis”, já em palco no Canadá, acabam de lançar “Miero”, um dos mais aclamados discos da sua carreira, base do concerto de Sines.

CORDEL DO FOGO ENCANTADO Brasil 23h00 (Castelo)
Com origens no teatro, o Cordel do Fogo Encantado, um dos mais premiados projectos da nova música brasileira, reinventa as tradições narrativas do sertão nordestino. Histórias fantásticas, folclore tocado como quem toca rock e os poderosos tambores de culto africano são três razões para não perder a estreia do Cordel em Portugal.

SEUN KUTI & EGYPT 80 Nigéria 00h30 (Castelo)
O nigeriano Seun Kuti, vocalista, saxofonista e compositor, é aos 23 anos um impressionante animal de palco. Com uma voz cada vez mais própria, mas assumindo a herança do pai, Fela Kuti, Seun tem o privilégio de manter consigo a mítica orquestra Egypt 80. No último concerto do Castelo, uma surpresa: sob fogo-de-artifício, Tony Allen entra na jam afrobeat.

IVO PAPASOV & HIS WEDDING BAND Bulgária 03h00 (Av. da Praia)
O FMM acaba com a mais festiva música cigana, pelo clarinetista búlgaro Ivo Papasov e a sua Wedding Orchestra. Recomendado por um artista tão exigente quanto Frank Zappa, Ivo é não só o rei incontestado da música de casamento nos Balcãs, como um grande criador de jazz. Pela noite dentro, junto à praia, a música da celebração do amor.



Ver aqui, informação adicional!!

sexta-feira, 21 de julho de 2006

Descobrir a Bulgária em 8 dias!

Dia 1 de Agosto (3ª) : Lisboa - Sófia

Dia 2 de Agosto (4ª) : Sófia e Plóvdiv

Dia 3 de Agosto (5ª) : Plóvdiv e Slanchev Briag

Dia 4 de Agosto (6ª) : Nessebar

Dia 5 de Agosto (Sáb) : Varna e Zlatni Piassazi

Dia 6 de Agosto (Dom) : Veliko Tarnovo

Dia 7 de Agosto (2ª) : Gábrovo e Sófia

Dia 8 de Agosto (3ª) : Sófia - Lisboa

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Por terras da Bulgária de 1 a 8 de Agosto...


É verdade, este ano é só viajar! :)

Esta viagem é a versão mais calma das férias, porque vai ser com pais e amigos dos pais e respectivos filhos. Mas acho que vai saber bem!

"Fast Facts"

Nome Completo: Républica da Bulgária
Capital: Sofia
Área: 110.910 m^2
População: 7.358.000
Religião: 85% Ortodoxos, 13% Muçulmanos

A Bulgária é composta pelas regiões clássicas da Trácia, Moésia e Macedónia.

O sudoeste do país é montanhoso e contém o ponto mais elevado da península Balcânica, o Musala, com 2 925 m. A cordilheira dos Balcãs atravessa o centro do país de leste a oeste, a norte do famoso vale das Rosas. Há regiões de planície e colinas a sueste, ao longo da costa do mar Negro e nas margens do rio principal da Bulgária, o Danúbio, a norte. Outros rios importantes são o Struma e o Marica, no sul do país.

O clima búlgaro é temperado, com invernos frios e úmidos e verões mediterrânicos, quentes e secos.

A península Balcânica recebe o seu nome da cordilheira dos Balcãs, conhecida em búlgaro como Stara Planina, que percorre o centro da Bulgária e chega até ao leste da Sérvia.


Bulgaria na NET

- Travel Bulgaria
- Pela Lonely Planet

terça-feira, 18 de julho de 2006

Viagem a Barcelona (ou será outro destino?!) - Verão 2006


Partida: 15 de Agosto Chegada: 20 de Agosto


Viagem
A primeira etapa é mesmo chegar lá...!!!
- http://www.vueling.com/PT/index.php?mode=
- http://www.viagenstagus.iol.pt/


Alojamento
Quanto a sítios onde ficar, uma das soluções é alugar uma casita!!! E até há uns locais engraçados:
- http://www.sologstrand.com/Resultat.aspx?id=176571
- http://www.barcelona-bedroom.com/
- http://www.barcelonaforrent.com/
- http://www.barcelona30.com/

Informação Turística
E informação turística sobre a cidade?! Está em:
- http://www.barcelona-tourist-guide.com/
- http://www.bcn.es/castella/ehome.htm

O Livro
http://www.lecool.com/book/index.html

Não vejo a hora de andarmos por lá a passear!! Não concordam?! ;)

sexta-feira, 14 de julho de 2006

A Reconversão na 1ª Pessoa

No início desta semana chegou um convite da Filipa e do Pedro, dirigido ao "gang" dos fins de semana de Palmela, para um encontro especial na 5ª feira, que ainda por cima prometia ter uma Surpresa!!

A verdade é que a Surpresa conseguiu mesmo surpreender-nos: a Laurinda Alves, que já tinha estado connosco no Retiro da Páscoa, veio partilhar um pouco da sua vida e da caminhada que tem feito de construção da sua relação com Deus! :)


Estas partilhas de vida têm sempre a capacidade de me tocar no coração e de me fazer perceber que afinal as dúvidas, as alegrias, as "cabeçadas", o inconformismo face a situações injustas, ... que vou vivendo, não me atacam só a mim! E que se eu vibro ou se eu sofro com determinadas situações com que me deparo, também os outros têm situações que as animam ou entristecem!

É porque afinal não somos todos perfeitos, nem completamente felizes e sem dúvidas na vida... somos humanos ... e afinal "estamos no mundo, mas não somos do mundo"!


"As coincidências são pequenos milagres em que Deus se quer manter incógnito."
(Laurinda Alves)

quinta-feira, 13 de julho de 2006

Sempre a abrir ao volante... de um Kart!!! :)

Está quase a chegar o dia de estar de volta às pistas de Kart!!!
Desta vez vais ser no Kartódromo de Almeirim, no próximo sábado às 18h!


A pista parece ser esquisitita, mas prontos!! Espero não voltar a ter outro choque frontal.... :)

terça-feira, 11 de julho de 2006

Acabaram os exames!!!!!!!!!!!! :))



Finalmente, aos poucos, vou começando a saborear esta deliciosa sensação de já ter acabado a época de exames...!! Apesar de ainda faltar entregar um trabalhinho de Econometria Aplicada, que por sinal está práticamente concluído, já me sinto em férias!

Claro que agora a Valorsul voltou a ocupar o centro das minhas atenções laborais, mas sem stresses estudantis à mistura tudo parece mais leve! :)
Apesar do muiiiiiiitooooooo trabalho que me espera até à auditoria em Outubro... Ai, Ai!!
Mãos à obra!!