quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Hoje é o Dia ZERO! ;)

Criação da AdP Energia em estudo

2008-08-29
 
Entre 2008 e 2010, além de concluir a alienação da Recigroup, Recipav e Recipneu, bem como o processo de integração da Valorsul e Resioeste, a Águas de Portugal está empenhada em desenvolver vários projectos associados ao aproveitamento de energias alternativas. Para tomar as rédeas desta área estratégica está em estudo a criação da AdP Energia, adiantou ao Água&Ambiente João Pedro Rodrigues, administrador da EGF.
 
A empresa que está agora a promover esta actividade é a Reciclamas. No entanto, o desenvolvimento dos projectos dentro de cada área de negócio do grupo está a cargo de várias empresas. Por exemplo, a EGF é a responsável pela área dos resíduos, pelo que poderá nascer uma nova empresa específica para as energias do grupo Águas de Portugal.
 
De acordo com João Pedro Rodrigues, já foi firmado um entendimento com uma empresa japonesa para o solar fotovoltaico a instalar nos sistemas de resíduos. «O objectivo é aproveitar aterros para parques fotovoltaicos, já que têm grande disponibilidade de sol», especifica. Outro projecto visa a utilização o biogás dos aterros para produzir biometano, que poderá ser usado como combustível em viaturas ou injectado em gasodutos. Em estudo está também o aproveitamento do vento nos aterros que ficam instalados em zonas mais altas.
 
Uma das grandes prioridades é a preparação e produção de combustível derivado de resíduos (CDR). «Em estudo está a valorização energética de CDR e a valorização de lamas para produzir energia eléctrica para a rede e calor para as indústrias envolventes», lembra o administrador da EGF.
 

Sem comentários: