segunda-feira, 24 de julho de 2006

Festival Músicas do Mundo em Sines

No próximo fim de semana vou rumar a sul, em direcção a Sines, para me deixar envolver pelos ritmos das músicas do mundo!
É um ir para "fora" cá dentro, embalada pela diversidade de sons e de maneiras de estar: viva a diferença! :)

«A grande festa das músicas do mundo em Portugal volta a acontecer, em Julho, no concelho de Sines. O programa de concertos está este ano concentrado entre os dias 21 e 29 de Julho. De 21 a 25 há música todos os dias no palco reforçado de Porto Covo, e entre 26 e 29 decorre o programa musical intensivo na cidade, com concertos na Avenida da Praia e no Castelo. As iniciativas paralelas, maioritariamente realizadas no novo Centro de Artes, começaram dia 1 de Julho.»


PROGRAMA

Sexta, 28
NURU KANE & BAYEFALL GNAWA Senegal 19h00 (Avenida da Praia)
Como comprova o disco “Sigil”, lançado em 2006, Nuru Kane é das maiores descobertas da música africana dos últimos anos. Mais acústico e meditativo do que é comum na música do seu Senegal, Nuru tem os ouvidos nos blues do Mali e no hipnotismo “gnawa”, música criada por antigos escravos negros levados para Marrocos.

THE BAD PLUS Estados Unidos 21h30 (Castelo)
Famosos pela forma enérgica de tocar e pelos seus “covers” de bandas como Nirvana ou Aphex Twin, os americanos The Bad Plus são um dos grupos que mais está a contribuir para a revitalização do jazz contemporâneo. Apenas com um piano, uma bateria e um contrabaixo, o trio prova que grande música e música irreverente não são incompatíveis.

TRILOK GURTU & THE MISRA BROTHERS Índia 23h00 (Castelo)
Cinco vezes eleito o melhor percussionista do planeta pela revista “Downbeat”, Trilok Gurtu é uma das estrelas mais brilhantes da world music. Conhecido pelas suas experiências de fusão dos mais diferentes ritmos do mundo, Trilok regressa em 2006 à tradição indiana, apoiado pelos extraordinários cantores Rajan e Sajan Misra.

THOMAS MAPFUMO & THE BLACKS UNLIMITED Zimbabué 00h30 (Castelo)
Exilado nos EUA, Thomas Mapfumo é a grande figura moral da música do Zimbabué, capaz de denunciar tanto o governo branco da Rodésia quanto o regime de Robert Mugabe. Inscrita nas tradições do povo shona, no jazz e noutras expressões pop africanas, a sua música doce lembra o reggae pela forma como envolve corpo e mente.

TONY ALLEN Nigéria 02h30 (Avenida da Praia)
Companheiro de Fela Kuti na invenção do afrobeat, o nigeriano Tony Allen foi considerado por Brian Eno o maior baterista do mundo dos últimos 50 anos. Estilista admirável e um excelente compositor, tem sido responsável, nas últimas décadas, pela abertura do Afrobeat a novas músicas, como o dub, a electrónica e o hip-hop.


Sábado, 29
MARIEM HASSAN Sahara Ocidental 19h00 (Avenida da Praia)
O último dia do FMM é aberto pela voz comovente da nação saharauí. Exilada, primeiro na Argélia e depois na Espanha, como milhares de compatriotas, Mariem Hassan canta, com a secura e profundidade dos blues do deserto, o amor, Deus, mas sobretudo a esperança de um dia voltar ao Sahara Ocidental como país independente.

VÄRTTINÄ Finlândia 21h30 (Castelo)
Com as melhores vozes femininas da folk escandinava, Värttinä é um dos projectos mais duradouros e bem sucedidos da música europeia de raiz tradicional. Co-autores da versão musical do “Senhor do Anéis”, já em palco no Canadá, acabam de lançar “Miero”, um dos mais aclamados discos da sua carreira, base do concerto de Sines.

CORDEL DO FOGO ENCANTADO Brasil 23h00 (Castelo)
Com origens no teatro, o Cordel do Fogo Encantado, um dos mais premiados projectos da nova música brasileira, reinventa as tradições narrativas do sertão nordestino. Histórias fantásticas, folclore tocado como quem toca rock e os poderosos tambores de culto africano são três razões para não perder a estreia do Cordel em Portugal.

SEUN KUTI & EGYPT 80 Nigéria 00h30 (Castelo)
O nigeriano Seun Kuti, vocalista, saxofonista e compositor, é aos 23 anos um impressionante animal de palco. Com uma voz cada vez mais própria, mas assumindo a herança do pai, Fela Kuti, Seun tem o privilégio de manter consigo a mítica orquestra Egypt 80. No último concerto do Castelo, uma surpresa: sob fogo-de-artifício, Tony Allen entra na jam afrobeat.

IVO PAPASOV & HIS WEDDING BAND Bulgária 03h00 (Av. da Praia)
O FMM acaba com a mais festiva música cigana, pelo clarinetista búlgaro Ivo Papasov e a sua Wedding Orchestra. Recomendado por um artista tão exigente quanto Frank Zappa, Ivo é não só o rei incontestado da música de casamento nos Balcãs, como um grande criador de jazz. Pela noite dentro, junto à praia, a música da celebração do amor.



Ver aqui, informação adicional!!

Sem comentários: